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REGULAMENTO DE FUTEBOL SOCIETY
Os jogos serão realizados em campos de Futebol Society de grama
natural ou sintética.
As regras comuns a todas as modalidades encontram-se no Regulamento
Geral.
1 – DO MATERIAL ESPORTIVO
1.1 - As equipes deverão se apresentar obrigatoriamente com uniformes
completos.
I - Os atletas deverão utilizar chuteiras de travas de borracha (tipo society)
ou tênis, sendo vedado o uso de chuteiras com travas de alumínio ou qualquer
outra que comprometa a integridade física dos atletas. A vistoria do tipo de
calçado deverá ser feita pelos capitães das equipes antes do início do jogo e
aprovada pelo árbitro. Igual procedimento se dará quando houver a substituição
de atletas. Não caberá qualquer tipo de protesto se o árbitro não aceitar o “veto”
de uma das equipes e aprovar o tipo de calçado utilizado.
1.2 - Ao goleiro será facultativo o uso de calça, desde que esta não possua bolso,
zíper, botões ou qualquer objeto contundente. Caberá ao representante conferir o
uniforme da sua equipe.
1.3 - O atleta deverá estar bem uniformizado, com a camisa oficial dos VIII Jogos
da AFFEMG para dentro do calção, meiões levantados e uso constante da
caneleira.
1.4 - Não serão aceitos nomes de equipes profissionais.
2 - DAS REGRAS
2.1 – As partidas serão regidas de acordo com as Regras Oficiais da
Confederação Brasileira de Futebol 7 Society, pelo Presente Regulamento e pelo
Regulamento Geral, sendo o tempo de jogo de 50 (cinqüenta) minutos divididos
em 02 (dois) tempos de 25 (vinte e cinco) minutos cada, com 10 (dez) minutos
de intervalo para a virada de tempo.
2.2 – Será aplicada a seguinte pontuação:
I - Vitória – 03 pontos
II - Empate – 01 ponto
III - Derrota – 00 pontos
2.3 – Toda equipe deverá apresentar-se 15 minutos antes do horário fixado na
tabela de jogos de cada partida ao Representante da Federação ou Representante
da AFFEMG:
I - Uniforme igual e numerado.
II - Relação (Pré–Súmula) de atletas, numeração e as identificações dos
atletas, técnico e dirigente com, no mínimo de 05 (cinco) atletas, um dos quais
obrigatoriamente será o goleiro, para que a equipe não seja desclassificada (W x
O).
2.4 – As identificações dos atletas e dirigentes deverão permanecer na mesa de
controle até o final do jogo, sendo devolvidas ao término da partida.
2.5 – O aquecimento dos atletas não poderá de forma alguma contribuir para o
atraso do jogo e as equipes deverão se aquecer com antecedência em área
externa ao campo.
2.6 – Quando ocorrer uma vitória por WO, além de 3 (três) pontos ganhos, será
aplicado o escore convencional de 1x0 a favor do vencedor.
2.7 – Aplicar-se-á também o WO (com escore convencional a 1x0) a favor do
adversário, quando uma das equipes ficar impossibilitada por qualquer meio de
prosseguir a disputa da partida, se ao resultado no momento da paralisação, for
acrescido de gol, tanto quanto necessário, de forma que lhe seja assegurada a
vitória pela diferença de um gol. Se a equipe que permanecer em campo, em
condições de jogo, estiver vencendo a partida, o resultado será aquele do
momento de paralisação.  
2.8 –A equipe que perder por W x O, pelo não comparecimento ao local do jogo,
chegan  do ao local do jogo depois dos 15 (quinze) minutos de tolerância, será
eliminada automaticamente da partida, permanecendo apenas os Cartões
Disciplinares e os gols marcados pela equipe adversária em jogos realizados para
critérios de artilheiros e disciplinares.
3 – DA DISCIPLINA
3.1 – O atleta que for expulso de um jogo estará automaticamente suspenso
para a partida seguinte.
3.2 – O atleta que for expulso por agressão ao adversário, juiz, diretor, colega de
equipe e/ou torcedor, poderá ser eliminado do torneio e ainda estará sujeito a
severas sanções disciplinares, de acordo com a avaliação e decisão da Comissão
Organizadora.
3.3 – A contagem de cartões (vermelho, azul e amarelo) será feita durante a fase
Classificatória e as fases Semi-final e Final . Os cartões recebidos na fase
Classificatória serão somados (acumulados). Porém ao iniciar as fases semi-final
e final os cartões recebidos na fase classificatória serão “zerados” iniciando nova
contagem de cartões.
3.4 – A quantificação de cartões recebidos independerá de comunicação oficial da
direção do torneio, sendo de responsabilidade exclusiva das equipes disputantes
da competição o seu controle.
3.5 – Ficarão instituídas as seguintes penalidades para infrações disciplinares por
parte de atletas, técnicos e massagistas, médico, fisicultor ou qualquer outra
pessoa registrada na equipe:
Quantidade Cartões Suspensão
03 Amarelos 01 jogo
02 Azuis 01 jogo
01 Vermelho 01 jogo
§ 1º - O Atleta que receber um cartão azul ficará suspenso do restante da
partida, porém após 02 minutos, outro atleta do mesmo time poderá ocupar o
lugar do atleta suspenso.
§ 2° - Na reincidência as penalidades serão dobradas.
3.6 – As substituições serão ilimitadas.
3.7 – Somente poderão ficar no banco de reservas os atletas que estiverem
inscritos na súmula, devidamente uniformizados, mais um dirigente e o técnico,
identificados.
3.8 – Não será permitida a substituição do goleiro quando ocorrer a cobrança de
penalidade máxima, salvo por contusão grave e comprovada pelo árbitro.
3.9 – Cada equipe poderá ter um técnico e um representante (capitão do time),
sendo que este último será responsável pela mesma junto à Comissão
Organizadora. Competirá ao técnico zelar pela disciplina de sua equipe, dando um
bom exemplo de conduta, respeito às regras, aos árbitros e à Comissão
Organizadora.
3.10 – A equipe que utilizar atleta em situação irregular em qualquer partida,
estará sujeita às seguintes punições:
I - Perda automática dos 3 (três) pontos da partida, em favor da equipe
adversária; caso a equipe infratora tenha vencido ou empatado a partida com
atleta em situação irregular, será aplicado o escore convencional de 1x0 a favor
da equipe ganhadora dos pontos da partida;
II - Em caso de reincidência, eliminação da equipe do torneio.
III - Outras irregularidades que possam ocorrer em função de infração
deste regulamento e do regulamento geral.
3.11 - Será considerado atleta em situação irregular:
I - Atleta que atuar quando sujeito ao cumprimento de suspensão
automática por força de cartões amarelos e/ou azul e/ou vermelho.
II - Atleta que atuar quando sujeito ao cumprimento de suspensão aplicada
pela Comissão Disciplinar e/ou diretoria social.
III - Atleta que atuar após ter sido eliminado da competição.
IV - Atleta não inscrito.
4 – DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE
4.1 – Em caso de empate na classificação final da 1º fase, entre duas ou mais
equipes, serão adotados os seguintes critérios eliminatórios:
I - Maior número de vitórias.
II - Maior saldo de gols.
III - Maior número de gols pró.
IV - Confronto direto (apenas em caso de empate entre duas equipes).
V - Sorteio que será realizado logo após o empate, na presença dos
representantes das equipes envolvidas.
5 – DOS DETALHES DAS REGRAS DE FUTEBOL SOCIETY:
I - TIRO DE META: Deverá ser cobrado pelo goleiro com as mãos, ou por
qualquer jogador da equipe favorecida pelo mesmo com o uso dos pés.
II - DEFESA DO GOLEIRO: Após fazer uma defesa firme, terá 5 (cinco)
segundos para repassar a bola com as mãos para qualquer atleta de sua equipe,
desde que este atleta não receba a mesma direto do seu goleiro, dentro da área
adversária. Caso o goleiro faça uma defesa parcial, poderá repassar a bola com
os pés para qualquer atleta de sua equipe, desde que este atleta não receba a
mesma direto do seu goleiro dentro da área adversária.
O goleiro não poderá fazer nenhum lançamento de dentro de sua própria área de
meta diretamente para a área de meta adversária, tanto com os pés ou com as
mãos.
III - DEVOLUÇÃO PARA O GOLEIRO: Poderá devolver para o goleiro
quantas vezes forem necessárias, mas o mesmo não poderá recebê-la com as
mãos, a não ser que seja uma devolução involuntária ou de cabeça ou peito.
IV - LATERAL E ESCANTEIO: Deverão ser cobrados com as mãos e
poderá ser cobrado para o goleiro, desde que o mesmo não o receba com as
mãos e terá 5 (cinco) segundos para a cobrança do mesmo.
V - TIRO LIVRE: Qualquer falta no Futebol Sete/Society será tiro livre
direto que poderá ser cobrado em 2 (dois) lances.
VI - QUANTO ÀS FALTAS: Cada equipe poderá cometer por período cinco
(cinco) faltas coletivas com direito a barreira. Da 6ª falta em diante, deve ser por
tiro livre com todos os jogadores atrás da linha da bola, caso a falta seja no setor
de ataque de quem a sofreu; caso a falta seja no setor de defesa de quem a
sofreu, deverá ser guardada a distância fixada pela arbitragem.
VII - APLICAÇÃO DO CARRINHO: Será caracterizado quando o atleta
utilizar os pés, deslizando sobre o solo, com participação de outro atleta da
equipe adversária, e será considerado infração técnica e deverá ser punido com
cartão disciplinar.
VIII - MÃO NA BOLA: Se o árbitro paralisar a partida para marcar uma
infração de MÃO NA BOLA intencionalmente, o atleta deverá ser punido com um
cartão disciplinar. Porém, se o árbitro paralisar a partida para marcar uma
infração de BOLA NA MÃO, este não será advertido com cartão disciplinar e
somente será marcada uma falta técnica.
IX - SUBSTITUIÇÃO DE ATLETAS: Não haverá necessidade de parar o
jogo para fazer a substituição, com exceção da substituição do goleiro que deverá
ser feita na linha demarcatória de substituição, porém com autorização do juiz